Todo o texto nos leva a uma reflexão sobre o nosso papel enquanto educadores do AEE e sobre a própria construção e reconstrução da
Educação Inclusiva ao longo da sua História.
A educação inclusiva veio para mostrar que toda a educação precisa de mudanças, pois não são os nossos alunos deficientes que fazem cair a nota do IDEB e sim uma sociedade marginalizada que excluem todos os que não estão dentro dos padrões de normalidade e não seguem os modelos da perfeição.
Partindo do pressuposto de que o trabalho realizado no Atendimento Educacional
Especializado é saber de que a criança não deve ser vista somente pela sua
deficiência, e sim identificar as suas potencialidades e partindo de
acordo com as suas necessidades.
Para desenvolver o trabalho do AEE é necessário que o professor saiba que cada
aluno é diferente do outro por isso não devemos nos prender em modelos já
prontos e inacabados e sim lapidá-los a cada dia como se fossem joias a
mostrar o seu brilho.
Ítalo Calvino propõe em seu texto “O modelos dos modelos” que inicialmente seu
Palomar acreditava que por meio dos modelos resolveria tudo, porém percebeu que
precisaria de outros modelos e partir deles realizar modificações que eram
transformáveis, pois não há homogeneidade entre os seres humanos, isto já caiu
por terra pois não existem modelos padronizados.
O trabalho do AEE deve ser construído por meio de cada estudo de caso realizado
pelo professor da sala de AEE, analisando os problemas que cercam esse aluno e
à partir daí fazer seu plano de acordo com a necessidade do aluno, com isso as
ideias do autor tem grande relação com o trabalho do AEE , o professor ao
analisar cada caso percebe que é preciso atender a real necessidade do aluno
pois cada caso é um caso.
No AEE o
trabalho é enxergar a pessoa e não a sua deficiência, não se pergunta o que ele
sabe, busca-se oferecer ferramentas para novas descobertas e assim vai-se
ampliando o seu repertório de ideias, descobertas, habilidades e procura junto
com o outro superar os obstáculos e a proporcionar a sua própria autonomia.
Tanto Palomar quanto os professores do AEE sabem o quanto é grande a sua luta
diante de uma sociedade onde todos ainda estão em busca de perfeição e não
enxergam o diferente como uma pessoa capaz de mostrar as suas
potencialidades.
CALVINO, Italo - Texto: O Modelo dos Modelo.
RAPOLI,E.;MANTOAN,M.T.;SANTOS,M.T.;MACHADO,R.; -A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A Escola Comum Inclusiva- ME/SEE/UFC- Brasília.2010
Ítalo Calvino
Olá Cristina!
ResponderExcluirQue bom que somos iguais enquanto espécie, mas diferentes enquanto indivíduos. Temos nossas histórias de vida e nossas experiências que nos individualiza.
Abraços fraternais,
Waldenice