quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Descrição e Audiodescrição



 http://www.vercompalavras.com.br/

A audiodescrição vem, aos poucos, conquistando espaço e adeptos em eventos culturais, tais como: peças, filmes, documentários, óperas, espetáculos de dança, desfiles de moda, mostras e exposições em museus; acadêmicos: congressos, seminários, ciclos de palestras, sala de aula; passeios turísticos, eventos esportivos e sociais. Quem experimenta sente-se respeitado e incluído, participa dos eventos em igualdade de condições e não quer mais ficar sem essa ferramenta de acessibilidade. Mais e mais pessoas têm manifestado o desejo de fazer cursos, tornarem-se profissionais. Já são vários os sites que abordam o tema, apresentam exemplos de produtos audiovisuais com audiodescrição, artigos e notícias.

                                       A charge de Ricardo Ferraz mostra  duas pessoas com deficiência visual no cinema, assistindo a um filme com audiodescrição.  Dentro de balõezinhos, o comentário do rapaz: Nossa, que lugar lindo!!! E da moça: É mesmo! O audiodescritor, com fones de ouvido, está dentro de uma cabine envidraçada com o roteiro na mão e na frente do microfone.  Sobre sua cabeça, um balãozinho com letrinhas. Do microfone saem ondas sonoras que chegam até os cegos como um olho.

As tirinhas são um gênero textual muito aceito entre as crianças pois elas são como as histórias em quadrinhos, ou seja, utilizam-se de quadros para narrar um fato. Quadros estes que contém desenhos e, na maioria das vezes, as falas estão nos balões. Contudo, seu tamanho é menor que as histórias em quadrinhos, sendo algo para uma leitura rápida. O tipo de tira mais popular é a de humor, porém, ela pode ser de qualquer gênero.

Este é mais um recurso que deve se usar no âmbito escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais, pois possibilitará a inclusão com qualidade aos alunos cegos e com baixa visão.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jogo que facilita a aprendizagem do aluno


Considerando-se que a criança com deficiência intelectual apresenta
dificuldades em assimilar conteúdos abstratos, faz-se necessário a utilização de
material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que
esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do
conhecimento. Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que
apresentam as duas características acima citadas. Proporcionam a aprendizagem
através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete,
analisa e interage com seus colegas e com o professor.



FIGURAS CORTADAS

Estimula:
Alfabetização, estruturação
silábica, vocabulário, atenção e
concentração, observação, relação
parte/todo, composição de palavras e
figuras.

Descrição:
Retângulos de cartolina com figuras de revistas e o nome do objeto em letra
de forma, embaixo da figura, de modo que a palavra fique do tamanho da figura. O
corte é feito sinuosamente no sentido vertical, separando as sílabas.

-Observar a figura, decompô-la e recompor as partes.
-Observar e misturar as partes, recompor todas as figuras, dizer o que está
escrito, ler as sílabas separadas e formar novas palavras.


De acordo com as limitações de cada estudante, o professor do AEE, pode problematizar a situação de aprendizagem de acordo com sua criatividade e o desenvolvimento de cada aluno.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LIVOX: Software de comunicação por imagens







(Indicado para pessoas com paralisia cerebral, autismo, esclerose, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC)).



Livox, primeiro programa de comunicação alternativa para tablets em português do mundo, acontece a parti de toques em imagens apresentadas na tela do tablete.
 A experiência com a tecnologia inclusiva começou com um celular, por onde as pessoas respondiam as perguntas na tela com simples ‘sim’ ou ‘não’. A tela apresenta quadrinho com informações sobre necessidade, emoções, o que comer, brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. O aplicativo é intuitivo e pode ser alterado para suprir melhor as necessidades de quem usa, o clique na tela do tablete pode ser com os dedos, com uma mão fechada ou através de um dispositivo chamado de acionador . Vai depender das possibilidades do usuário.
 O livox é gratuito e indicado para pessoas com paralisia cerebral, autismo, esclerose, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. O app também pode ser usado por pessoas temporariamente impossibilitadas de falar, como quem foi submetido a uma traqueostomia, em que a respiração é feita a parti de um orifício feito na traqueia.
O livox já vem com 12 mil imagens e ainda permiti a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera do próprio tablet e da inserção de quaisquer outros itens.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Professor do AEE...


A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206, explicita, como um dos princípios para a educação no Brasil, “ [...] a gestão democrata do ensino público”. Essa preocupação é retirada na LDBEN ( Lei nº 9394/96), no artigo 3º, ao assinalar que a gestão democrática, além de estar em conformidade com a Lei, deve estar consoante à legislação dos sistemas de ensino, pois como Lei que detalha a educação nacional, acrescenta a característica das variações dos sistemas nas esferas federal, estadual e municipal.
[...] Os sistemas  de ensino definirão as normas da gestão democrática no ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios : participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP; participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Nos textos legais, fica clara a ênfase dada ao PPP de cada escola, bem como a reiteração de que a proposta seja construída e administrada à luz de uma gestão democrática.
No decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Atendimento Ed. Especializado, destina recursos da Ed. Básica- FUNDEB ao AEE de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados na rede pública de ensino regular.
Baseado em princípios legais o professor do AEE fundamenta seu trabalho no princípio de que todos envolvidos no processo possa transformar a realidade do ensino  brasileiro, pois acompanha a vida estudantil de seus alunos, no ensino regular para que possam atuar com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. E o estudo de caso para se trabalhar com pessoas especiais vem auxiliar os profissionais e alunos   na sala de AEE, porém  é de suma importância verificar a história  do aluno, pois antes da deficiência, vem a pessoa com sua história de vida, sua individualidade, seus desejos e diferenças. De posse dessas informações o professor poderá elaborar um plano do AEE com objetivos, desenvolvimento, tempo previsto, estratégias , resultados que possam ser esperados. 

 O professor do AEE e do ensino regular e demais envolvidos  tornam se  articuladores, fomentadores quanto à qualidade do ensino brasileiro e consequentemente na mudança de paradigma.                                                                

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um Bom Curso á Distância é... Terça-Feira 07/05/2013

   


Um Bom Curso à Distância é...





Um bom curso à distância é aquele que nos oferece oportunidades e novos conhecimentos, proporcionando o crescimento pessoal e profissional. 
A educação à distância é mais uma possibilidade de estarmos em constante crescimento cognitivo, visto que nos proporciona o livre acesso à aprendizagem virtual. No mundo globalizado e extremamente competitivo em que vivemos, se não estivermos em busca da aprendizagem, ficaremos à margem do saber, já que este está sempre em movimento e nunca sabemos o bastante. 

Compartilho dizendo que este curso me dará mais conhecimento e segurança, não só para mim, mais para todos os cursistas.

Help Desk Na Idade Média Segunda-Feira 13/05/2013





Help Desk Na Idade Média







    No decorrer do vídeo analisei e refleti que antigamente era muito dificultoso para poder ter acesso ao mundo intelectual pois para manusear um livro era a maior burocracia as dificuldades pra passar a página e entender onde continuava a história e como voltar lá,já hoje em dia é tudo mais moderno,com dúvidas de saber dominar também,porém não deixamos de aprender pois sempre temos pessoas especializadas do nosso lado que nos estimulam a prática do saber.Por outro lado todos nós sabemos um pouco mais já é um bom começo para nos dedicarmos ao máximo para ter o domínio as informações com mais precisão. 

Rafinha 2.0 Segunda-Feira 13/05/2013



Rafinha 2.0



     O vídeo mostra que a geração do Rafinha não tem dificuldade alguma com o mundo da informática, ao contrário da geração anterior,a nova geração do futuro,ou seja, os jovens tem a sua disposição as novas tecnologias, que facilitam sua vida ,pois sem sair de casa eles conseguem, compartilhar em tempo real as informações do mundo,e com a maior facilidade. 
.Para essa geração não tem limite, eles querem sempre ir além em busca de novos desafios.Pessoas estão cada vez mais conectado, isso mostra que nós adultos também devemos estar conectado para não entrar na exclusão digital.Ao fato que antes a vida dos nossos pais eram muito dificultosa.

EAD Pesquisa sobre AEE (Quarta-Feira 20/05/2013)





EAD Pesquisa sobre AEE



Salas de Recursos Multifuncionais, é um programa do Ministério da Educação do Brasil que fornece alguns equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a criação de salas destinadas a integrar alunos com necessidades educativas especiais nas escolas públicas regulares por meio da política de educação inclusiva. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos. A escola regular deverá disponibilizar a contrapartida de salas e pessoal para que o programa seja realizado com sucesso. Percebe-se a centralidade da sala de recursos como o dispositivo pedagógico prioritário na política de Educação Especial contemporânea, tendo em vista sua característica de não substituição do espaço da sala de aula comum e sim como complementar/suplementar da mesma.



Maria Cristina



20/05/2013