Considerando-se que a criança com deficiência intelectual apresenta
dificuldades em assimilar conteúdos abstratos, faz-se necessário a utilização de
material pedagógico concreto, e de estratégias metodológicas práticas para que
esse aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e para facilitar a construção do
conhecimento. Os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas que
apresentam as duas características acima citadas. Proporcionam a aprendizagem
através de materiais concretos e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete,
analisa e interage com seus colegas e com o professor.
FIGURAS CORTADAS

Alfabetização, estruturação
silábica, vocabulário, atenção e
concentração, observação, relação
parte/todo, composição de palavras e
figuras.
Descrição:
Retângulos de cartolina com figuras de revistas e o nome do objeto em letra
de forma, embaixo da figura, de modo que a palavra fique do tamanho da figura. O
corte é feito sinuosamente no sentido vertical, separando as sílabas.
-Observar a figura, decompô-la e recompor as partes.
-Observar e misturar as partes, recompor todas as figuras, dizer o que está
escrito, ler as sílabas separadas e formar novas palavras.
De acordo com as limitações de cada estudante, o professor do AEE, pode problematizar a situação de aprendizagem de acordo com sua criatividade e o desenvolvimento de cada aluno.
É interessante esta estratégia lúdica para incrementar o desenvolvimento dos mecanismos de aprendizagem e da autonomia do estudante com DI. Me pareceu um mini quebra cabeça silábico. Parabéns!
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